Última hora: forte terramoto de 7.0 na Grécia e tsunami na Turquia – Tempo.pt


Há apenas alguns minutos, ocorreu um terramoto de magnitude extrema a poucos quilómetros da cidade de Néon Karlovásion na Grécia. De acordo com análises preliminares, o tremor parece ter atingido uma magnitude de 7,0 a uma profundidade de apenas 10 quilómetros, mar adentro, perto das Ilhas Espórades Orientais.

Perto do epicentro há cidades com milhares de habitantes, como Samos, que tem cerca de 33.000 habitantes, ou Néon Karlovásion com cerca de dez mil, tendo em conta a sua área metropolitana.

Desde a ocorrência do sismo, por volta das 12:30, hora portuguesa, saiu uma enorme quantidade de vídeos e fotografias dos danos causados. Em Samos, numerosos danos estão a ser relatados em propriedades e edifícios históricos, tais como a igreja de Karlovasi. Testemunhos impressionantes estão também a ser relatados desde a Turquia, especialmente da cidade de Izmir, onde alguns edifícios colapsaram.

O terramoto provocou um pequeno tsunami com inundações em Izmir. A informação ainda não está confirmada, mas vários testemunhos mostram a retirada do mar antes da chegada da onda, que arrastou muitos barcos para o porto da cidade turca e invadiu algumas ruas.

De acordo com os meios de comunicação social gregos, o tremor foi sentido até mesmo em Atenas, a 300 quilómetros de distância. O Primeiro-Ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, teve de adiar a sua conferência de imprensa sobre a COVID-19 para se concentrar nas consequências do terramoto, que parece ter provocado graves efeitos em Esmirna, junto ao Mar Egeu.

Share:

Geef een reactie